top of page

GRAFOLOGIA

         De valor internacionalmente reconhecido, a grafologia é um instrumento fidedigno de avaliação dos indivíduos, sendo altamente confiável. É uma análise da escrita, aonde o indivíduo projeta sua personalidade. Um dos méritos da grafologia é a análise integrada do indivíduo, dimensionada através de um texto manuscrito, redigido de próprio punho, que revela seu nível intelectual, aptidões e características de personalidade. Aborda dados tais como tomada de decisão, iniciativa, estabilidade emocional, produtividade, capacidade de liderança, perseverança, sociabilidade, rendimento profissional, etc. Além disso, a grafologia subsidia a área de Desenvolvimento de Pessoal e serve como ciência auxiliar nas áreas de Orientação Profissional,
Pedagogia, Criminologia, Auto-Conhecimento e outras. As empresas em geral e as de Recursos Humanos em particular já utilizam bastante a análise grafológica para Seleção de Pessoal, Desenvolvimento de Talentos, Treinamento e Acompanhamento. Os governos de todo o mundo se valem da Grafologia e o ensino da matéria
na Europa, Estados Unidos, Israel e em vários países da América Latina já se realiza em Universidade ou Centros Superiores devidamente reconhecidos.

José de Aguiar Costa Pinto

Autor do primeiro trabalho científico sobre grafologia no Brasil, sob o título "A Graphologia em Medicina Legal",  apresentada  Ã   Faculdade de Medicina da Bahia em 1900. Faleceu em 1936.

Augusto Vels

Considerado um dos maiores grafólogos contemporâneos, fundador da Sociedade Espanhola de Grafologia e membro de honra da Associação Grafopsicológica da Espanha. Presidente honorário da Agrupación de Grafoanalistas Consultivos. Faleceu em 2000.

bottom of page